Vitória Surpreendente de Campbell na Série Internacional no Marrocos

Campbell conquistou uma vitória inesperada sobre John Catlin, nos momentos finais, vencendo a Série Internacional de US$2 milhões no Marrocos, após um final sensacional no Red Course do Royal Golf Dar Es Salam.

O neozelandês Campbell embocou um putt de 20 pés para birdie no par cinco do 18º buraco, garantindo a vitória no primeiro buraco do play-off de morte súbita. Ele estava três tacadas atrás de Catlin, seu parceiro de jogo, faltando dois buracos para jogar.

Campbell fez um 71 abaixo do par, ajudado por um eagle no par quatro do 17º buraco e um birdie no 18º no tempo normal, empatando com Catlin, que terminou com 72, ambos com 15 abaixo do par.

O americano Caleb Surratt (71) e o espanhol Eugenio Chacarra (73) empataram em terceiro lugar, três tacadas atrás dos dois primeiros.

Campbell começou o último dia uma tacada atrás de Catlin – o líder dos três primeiros dias e em busca da terceira vitória da temporada – e parecia estar prestes a ficar aquém.

Ele fez duas grandes recuperações para par nos buracos 15 e 16 antes de embocar um putt de 35 pés para eagle no penúltimo buraco.

No par cinco do 18º buraco, ambos enfrentaram putts de 10 pés para birdie, com Campbell embocando o seu primeiro, antes de seu adversário americano, normalmente tão preciso, errar a sua tentativa.

“Foi um final incrível,” disse Campbell. “Você sabe, eu não estava no meu melhor hoje e continuei dizendo para Mike (seu caddie), eu só preciso encontrar algo e ser paciente. E sim, como eu fui atrás da bandeira no 16 e errei para a direita, e fiz um ótimo tiro no bunker. Eu disse a Mike, se eu conseguir um birdie e um eagle, você nunca sabe. Então, eu consegui, e depois embocar um putt como aquele no play-off, é sempre bom.”

Essa é a sua segunda vitória no Tour Asiático, tendo vencido o Aberto de Hong Kong, outro evento do calendário da Série Internacional, no final do ano passado, após um final igualmente emocionante, quando embocou um birdie de 15 pés para vencer por uma tacada.

A vitória é mais uma recompensa para um jogador atormentado por lesões ao longo de sua carreira.

Ele disse: “Eu só acho que tem sido uma jornada difícil, e eu não desisti naquela época e não vou desistir agora. Continuei dizendo a Mike para não desistir aqui. Eu preciso encontrar algo no meu swing. Eu estava me sentindo ótimo no campo de prática e perdi isso, de certa forma, no campo. Mas sim, continuei dizendo a ele e a mim mesmo, não desista.”

Catlin estava com uma mão no troféu com três buracos para jogar e era uma aposta segura para conquistar o sétimo título do Tour Asiático de sua carreira e o segundo da temporada de ponta a ponta.

Segurando uma vantagem de uma tacada no início do dia, ele surpreendentemente bogeyou os dois primeiros buracos, mas recuperou-se para liderar por uma tacada na virada antes de um birdie no 15º buraco, deixando-o com uma vantagem de três tacadas. Infelizmente, dois pares no final não foram suficientes para segurar o avançado Campbell.

Disse Catlin: “Quero dizer, você tem que tirar o chapéu. O cara fez dois, quatro, quatro para terminar. Quero dizer, ele provavelmente fez 130 pés de putts para vencer nos últimos três buracos. Tudo o que você pode fazer é apertar a mão dele e dizer parabéns. Quero dizer, sim, é o que é.

“Joguei muito bem. Sabe, eu nunca, nunca desisti; continuei lutando. Continuei tentando. E sabe, aquele birdie no 15º buraco me deu uma boa vantagem. E sim, estou muito satisfeito com a forma como joguei. Não há dúvida sobre isso.”

O jogador de 33 anos tem a consolação de assumir a liderança de Carlos Ortiz, do México, no ranking da Série Internacional, enquanto consolidou sua liderança na Ordem de Mérito (OOM) do Tour Asiático.

Campbell agora está em segundo no ranking da Série Internacional e em terceiro na OOM do Tour Asiático.

Surrat, aos 20 anos, o jogador mais jovem da LIV Golf League, ficou empolgado com sua semana.

“Semana muito boa,” disse ele. “Você sabe, eu não sabia que seria tão bom assim no meu primeiro evento da Série Internacional, então foi definitivamente muito mais do que eu esperava. E definitivamente me deu algo muito bom para construir na próxima semana em Andaluzia.”

O Tour Asiático faz uma breve pausa agora antes de seguir para a Série Internacional na Inglaterra, no Foxhills Country Club and Resort, de 8 a 11 de agosto.